TECELAGEM MANUAL - as aulas são no formato de oficina livre, ou seja, podem ser iniciadas em qualquer período. São oferecidos dois níveis, um básico e também o avançado. O fazer da tecelagem traz um princípio de ordenação e foco, é relaxante e amplia a capacidade criativa. Unindo técnica e desenvolvendo uma visão estética das tramas, bem como o uso das cores, pode-se tecer os mais variados tecidos, com peças tanto de uso pessoal, para moda e uso decorativo, e a tecelagem artística.

BORDADO ARTÍSTICO - a proposta é abordar os pontos mais diversos, desde os pontos tradicionais, que encontramos nos trabalhos das culturas de vários lugares, pontos que podem ser localizados especificamente como pontos do Brasil, pontos que sofreram transformações ao longo do tempo, ou que foram se desdobrando em formatos variados. O aprendizado é orientado no sentido de desenvolver a habilidade para a interpretação em cada etapa da construção, levando em conta os aspectos criativos de cada participante, por que assim é que podemos obter o resultado do que chamamos de bordado livre ou artístico.


AYSSÔ: palavra de origem Tupi Guarani, traduzida para a língua portuguesa como "belo, formoso, bonito".
(Bueno, Silveira. 1998 USP/SP)







segunda-feira, 25 de outubro de 2010

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ARTETERAPIA


Depois de ter dado início ao blog e tendo ficado afastada por pouco mais de um mês, não é tarde para registrar e comentar aqui sobre o IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ARTETERAPIA, que aconteceu em São Paulo nos dias 8, 9, 10 e 11 de outubro.
A comissão organizadora está de parabéns, pois foi tudo impecável!O evento e os profissionais participantes com seus trabalhos e pesquisas deram mostra do alto nível científico. Foi um prazer enorme poder desfrutar de dias tão intensos, de ensinamentos e também de ricas trocas. A pauta de trabalhos e temas foi tão vasta e as mesas e oficinas aconteceram de forma simultânea, sendo assim é uma pena poder falar aqui apenas de algumas poucas, porém valorosas experiências que pude assistir e acompanhar de perto, enquanto aconteciam outras mesas com a apresentação de outros maravilhosos trabalhos.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho lindo e os pensamentos postados neste blog...Foi a Alexandre do Peixesempeixes que me indicou e gostei mesmo.
    Adoro tecidos, tramas e tear, admiro as pessoas que têm a paciência de fazer esta arte, como Henrique Shuckmann, por exemplo.
    Visita meu blog: http://rosagroismanartemvidro.blogspot.com

    ResponderExcluir