TECELAGEM MANUAL - as aulas são no formato de oficina livre, ou seja, podem ser iniciadas em qualquer período. São oferecidos dois níveis, um básico e também o avançado. O fazer da tecelagem traz um princípio de ordenação e foco, é relaxante e amplia a capacidade criativa. Unindo técnica e desenvolvendo uma visão estética das tramas, bem como o uso das cores, pode-se tecer os mais variados tecidos, com peças tanto de uso pessoal, para moda e uso decorativo, e a tecelagem artística.

BORDADO ARTÍSTICO - a proposta é abordar os pontos mais diversos, desde os pontos tradicionais, que encontramos nos trabalhos das culturas de vários lugares, pontos que podem ser localizados especificamente como pontos do Brasil, pontos que sofreram transformações ao longo do tempo, ou que foram se desdobrando em formatos variados. O aprendizado é orientado no sentido de desenvolver a habilidade para a interpretação em cada etapa da construção, levando em conta os aspectos criativos de cada participante, por que assim é que podemos obter o resultado do que chamamos de bordado livre ou artístico.


AYSSÔ: palavra de origem Tupi Guarani, traduzida para a língua portuguesa como "belo, formoso, bonito".
(Bueno, Silveira. 1998 USP/SP)







domingo, 19 de junho de 2011

Museo Textil de OAXACA - MÉXICO

O México é um grande país, de cultura arraigada, de modos e artes ainda preservados pelos indivíduos dos inúmeros pueblitos locais, e que não são poucos. Cada povoado segue desenvolvendo seu trabalho artesanal com uma variedade de materiais.
A belíssima cidade colonial de OAXACA, reúne têxteis com exemplares de muito bordado em profusão de cores. Apenas para situar, são de lá os trajes típicos e os famosos huipilles (blusas como batas e vestidos soltos estilo túnica, com as palas em torno do pescoço e os barrados das mangas e bainhas bordados com flores) que todos de todo o mundo que passam pelo México não resistem em adquirir, e para mim um sonho a muito tempo acalentado. Os lindos trajes de Frida Khalo são de Oaxaca!!!



Como não deixar de falar e recomendar a quem trabalhe ou não com têxteis o Museo Textil de Oaxaca, que funciona num lindo prédio do séc. XVI com sua última reforma e restauro feita no ano de 2006 e passando a funcionar o então Museu desde 2008.


SALAS DE ENSINO NO MUSEU

Destacar aqui este espaço e iniciativa se dá pelo motivo de festejar o sempre neceessário e bem-vindo objetivo da conservação do patrimônio têxtil, patrimônio este que é documento histórico e assim o deve ser em todos os países com destaque em especial no que me refiro à produção têxtil de um povo. No Brasil nossa tradição e cultura assentadas sobre o  trabalho com têxteis é rica por demais e os espaços destinados a que se reúna preservação, conservação, ensino, e estimulo a produção e venda dos tabalhos da comunidades locais em cada estado e suas veredas ainda são muito poucos.
http://www.museotextildeoaxaca.org.mx/

Nenhum comentário:

Postar um comentário