TECELAGEM MANUAL - as aulas são no formato de oficina livre, ou seja, podem ser iniciadas em qualquer período. São oferecidos dois níveis, um básico e também o avançado. O fazer da tecelagem traz um princípio de ordenação e foco, é relaxante e amplia a capacidade criativa. Unindo técnica e desenvolvendo uma visão estética das tramas, bem como o uso das cores, pode-se tecer os mais variados tecidos, com peças tanto de uso pessoal, para moda e uso decorativo, e a tecelagem artística.

BORDADO ARTÍSTICO - a proposta é abordar os pontos mais diversos, desde os pontos tradicionais, que encontramos nos trabalhos das culturas de vários lugares, pontos que podem ser localizados especificamente como pontos do Brasil, pontos que sofreram transformações ao longo do tempo, ou que foram se desdobrando em formatos variados. O aprendizado é orientado no sentido de desenvolver a habilidade para a interpretação em cada etapa da construção, levando em conta os aspectos criativos de cada participante, por que assim é que podemos obter o resultado do que chamamos de bordado livre ou artístico.


AYSSÔ: palavra de origem Tupi Guarani, traduzida para a língua portuguesa como "belo, formoso, bonito".
(Bueno, Silveira. 1998 USP/SP)







sexta-feira, 20 de julho de 2012

ADIANTE!! UM TEMPO NAS POSTAGENS, MAS PARAR DE TECER: NUNCA!!!

Olá a todos! O blog esteve parado com as publicações desde outubro de 2011, mas as atividades não pararam. Muitas e tantas foram que ficou impossível alimentar o espaço aqui de forma cuidadosa e atenciosa a quem consulta e lê.

No decorrer deste tempo passado de pouco mais de um semestre, muita ARTETERAPIA, mas também muitas passagens felizes no campo da ARTE TÊXTIL. Este é um cenário que retomou o fôlego necessário para mostrar o quão viva sempre foi e continua sendo a produção na arte têxtil no Brasil, as iniciativas de mostras, exposições, cursos, work shops aquecem, reiventam, e redicrecionam as perspectivas das produções pelas mais diversas formas de se produzir "tecido" no sentido mais amplo do que podemos chamar de arte da fibra.

Nas atividades desenvolvidas de 2011 até aqui e também do que poderemos ver ainda mais além no futuro próximo acho importante destacar os nomes dos admiráveis mestres, artistas, artesãos, e tb os importantes promotores culturais, ou seja, todos os parceiros de "fibra" que com suas ações seja aqui no chamado mundo virtual e nos eventos que  aconteceram e ainda estão por acontecer. São eles: Renato Imbroisi, Juan Ojea, Zilamar Takeda, Nadia Rezende, Alexandre Heberte, Lala Martinez Correa, Henrique Schucman, "O Casulo Feliz", Rodrigo-O Tecelão, Sonia Bianco, Renata Melão, Monica Horta. E também nunca esquecendo de salientar que junto a estas pessoas que cito aqui estão outras tantas de grande importância para as iniciativas e suas produções que fazem o nosso deleite na Arte Têxtil.

Um comentário:

  1. Oi Bete

    que lindo, obrigado. Muito bom saber que tenho seu apoio e carinho. Saudades e beijão de bom domingo

    ResponderExcluir