TECELAGEM MANUAL - as aulas são no formato de oficina livre, ou seja, podem ser iniciadas em qualquer período. São oferecidos dois níveis, um básico e também o avançado. O fazer da tecelagem traz um princípio de ordenação e foco, é relaxante e amplia a capacidade criativa. Unindo técnica e desenvolvendo uma visão estética das tramas, bem como o uso das cores, pode-se tecer os mais variados tecidos, com peças tanto de uso pessoal, para moda e uso decorativo, e a tecelagem artística.

BORDADO ARTÍSTICO - a proposta é abordar os pontos mais diversos, desde os pontos tradicionais, que encontramos nos trabalhos das culturas de vários lugares, pontos que podem ser localizados especificamente como pontos do Brasil, pontos que sofreram transformações ao longo do tempo, ou que foram se desdobrando em formatos variados. O aprendizado é orientado no sentido de desenvolver a habilidade para a interpretação em cada etapa da construção, levando em conta os aspectos criativos de cada participante, por que assim é que podemos obter o resultado do que chamamos de bordado livre ou artístico.


AYSSÔ: palavra de origem Tupi Guarani, traduzida para a língua portuguesa como "belo, formoso, bonito".
(Bueno, Silveira. 1998 USP/SP)







terça-feira, 4 de janeiro de 2011

FELIZ 2011!!!!

que para todos, os dias que se seguem possam ser alimentados com esperança, doçura, amor, PAZ, tolerância, humildade, sede de novidades, e muita ousadia!
Estou feliz de começar 2011 com esta minha recente descoberta na obra de Van Gogh, e poder compartilhar com quem passar por aqui:

O TECELÃO, de Vincent van Gogh, 1884 - Nuenem

Um comentário:

  1. Beteamiga!

    Van Gogh e a dignidade do trabalho manual! Bela imagem para iniciar o ano!

    E me fez lembrar os versos do Drummond:

    “Tenho apenas duas mãos / e o sentimento do mundo”

    Abraços e bons caminhos em 2011!!!

    ResponderExcluir