TECELAGEM MANUAL - as aulas são no formato de oficina livre, ou seja, podem ser iniciadas em qualquer período. São oferecidos dois níveis, um básico e também o avançado. O fazer da tecelagem traz um princípio de ordenação e foco, é relaxante e amplia a capacidade criativa. Unindo técnica e desenvolvendo uma visão estética das tramas, bem como o uso das cores, pode-se tecer os mais variados tecidos, com peças tanto de uso pessoal, para moda e uso decorativo, e a tecelagem artística.

BORDADO ARTÍSTICO - a proposta é abordar os pontos mais diversos, desde os pontos tradicionais, que encontramos nos trabalhos das culturas de vários lugares, pontos que podem ser localizados especificamente como pontos do Brasil, pontos que sofreram transformações ao longo do tempo, ou que foram se desdobrando em formatos variados. O aprendizado é orientado no sentido de desenvolver a habilidade para a interpretação em cada etapa da construção, levando em conta os aspectos criativos de cada participante, por que assim é que podemos obter o resultado do que chamamos de bordado livre ou artístico.


AYSSÔ: palavra de origem Tupi Guarani, traduzida para a língua portuguesa como "belo, formoso, bonito".
(Bueno, Silveira. 1998 USP/SP)







segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Têxteis - PERU - parte 1



Muito bom estar aqui hoje para começar a escrever sobre os TÊXTEIS no Peru. Estou em Lima, e para uma tecelã e bordadeira, o que no mínimo posso dizer sobre a experiência que estou tendo e sobre minha pesquisa in loco, é que estou encantada e com uma alegria profunda!
Quero ver se nos posts que se seguirão a este, posso ilustrar um pouco mais o que vemos em nossas aulas no atelier e desta forma também poder colaborar com meus alunos.
Inicialmente, vou apenas colocar algumas imagens de trabalhos que estão pelo comércio de Lima, nas lojas especializadas, desde as mais simples e populares até as mais sofisticadas. Os têxteis peruanos são muito valorizados e exportados para o mundo todo.Têm características e marcas inconfundíveis da cultura Inca, como cores e materiais. Mas isto fica para o próximo post!!!!





4 comentários:

  1. Bete, muito bom compartilhar suas descobertas aqui...

    Boa viagem, aproveite tudo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bete, eu amo venir seu blog, sempre cheio de arte!PARABÉNS, Graciela

    ResponderExcluir
  3. Rosinha, que lindo trabalho vc continua realizando. Não posso esquecer da exposição que vc fez com seus alunos e me convidou. Eu amei!Até hoje tenho alguns tapetinhos.
    Seu blog é lindo! Parabéns gatona!!!!

    ResponderExcluir
  4. me encanta esta arte ,qdo comecei a tecer meu sonho sempre partiu de um dia fazer estes desenhos peruanos.

    ResponderExcluir