TECELAGEM MANUAL - as aulas são no formato de oficina livre, ou seja, podem ser iniciadas em qualquer período. São oferecidos dois níveis, um básico e também o avançado. O fazer da tecelagem traz um princípio de ordenação e foco, é relaxante e amplia a capacidade criativa. Unindo técnica e desenvolvendo uma visão estética das tramas, bem como o uso das cores, pode-se tecer os mais variados tecidos, com peças tanto de uso pessoal, para moda e uso decorativo, e a tecelagem artística.

BORDADO ARTÍSTICO - a proposta é abordar os pontos mais diversos, desde os pontos tradicionais, que encontramos nos trabalhos das culturas de vários lugares, pontos que podem ser localizados especificamente como pontos do Brasil, pontos que sofreram transformações ao longo do tempo, ou que foram se desdobrando em formatos variados. O aprendizado é orientado no sentido de desenvolver a habilidade para a interpretação em cada etapa da construção, levando em conta os aspectos criativos de cada participante, por que assim é que podemos obter o resultado do que chamamos de bordado livre ou artístico.


AYSSÔ: palavra de origem Tupi Guarani, traduzida para a língua portuguesa como "belo, formoso, bonito".
(Bueno, Silveira. 1998 USP/SP)







sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DA LATA!!!!!!!! Será que este tecido "pega"?????

O que diria essa nossa companheira de tempos idos?




“A Imperial College de Londres uniu forças com o engenheiro Paulo Luckham que trabalhou em parceria com o estilista Manoel Torres para desenvolver o Fabrican Ltd. A empresa está trabalhando na produção em massa desse novo tecido.Poderia este novo tecido ajudar a indústria que se aproxima a um ideal de moda desperdício zero, ou as desvantagens do produto são superiores aos benefícios em potencial?
O tecido é composto de fibras de algodão dissolvido em um solvente que se evapora rapidamente depois de pulverizá-lo, deixando um espaço sem costura. O tecido vem em uma lata de aerosol, provavelmente para ajudar a criar uma aplicação uniforme do tecido. Parece bastante versátil, mas há preocupações sobre o assunto.
Prós:
Há um par de benefícios com essa nova tecnologia que imediatamente vêm à mente, mas outra coisa interessante sobre este tecido é que pode ser reutilizado várias vezes, sem criar resíduos. Em um mundo de fast fashion, isso poderia reduzir significativamente a quantidade de roupas que são descartadas nos aterros sanitários, não apenas roupas pessoais, mas como grande lojas de vestuários e afins, roupas que muitas vezes não são vendidas e que com esta nova tecnologia poderiam ser retornadas de volta ao fabricante para ser transformado em algo novo e atual.
Contras:
A maior preocupação são os ingredientes do produto. Ainda não há informações mais esclarecedoras sobre o solvente utilizado na fórmula.
O plano é produzir em massa esse tecido em latas de aerosol. Os propelentes em latas são nocivos para o meio ambiente."


E então companheiros do tecido "da mão"???? O que acharam?













Nenhum comentário:

Postar um comentário