TECELAGEM MANUAL - as aulas são no formato de oficina livre, ou seja, podem ser iniciadas em qualquer período. São oferecidos dois níveis, um básico e também o avançado. O fazer da tecelagem traz um princípio de ordenação e foco, é relaxante e amplia a capacidade criativa. Unindo técnica e desenvolvendo uma visão estética das tramas, bem como o uso das cores, pode-se tecer os mais variados tecidos, com peças tanto de uso pessoal, para moda e uso decorativo, e a tecelagem artística.

BORDADO ARTÍSTICO - a proposta é abordar os pontos mais diversos, desde os pontos tradicionais, que encontramos nos trabalhos das culturas de vários lugares, pontos que podem ser localizados especificamente como pontos do Brasil, pontos que sofreram transformações ao longo do tempo, ou que foram se desdobrando em formatos variados. O aprendizado é orientado no sentido de desenvolver a habilidade para a interpretação em cada etapa da construção, levando em conta os aspectos criativos de cada participante, por que assim é que podemos obter o resultado do que chamamos de bordado livre ou artístico.


AYSSÔ: palavra de origem Tupi Guarani, traduzida para a língua portuguesa como "belo, formoso, bonito".
(Bueno, Silveira. 1998 USP/SP)







sábado, 13 de novembro de 2010

Jú explica os modos de usar o Alaká no Candomblé

Primeiro modo de uso - pelos homens, segundo - pelos babalorixás e o último na cabeça, é o "Ojá" ou como conhecemos, o torso. Uma pena a máquina que estava usando ter pouca capacidade e duração de filmagem, assim tive que apressar um pouco a apresentação da Ju, mas mesmo assim valeu!

Um comentário:

  1. Olá Ayssó,OBRIGADO, por sua visita meu blog,eu vivo en Cordoba,a 800km. de Buenos Aires,(en febrero no podré viajar),pero estaremos en contacto.Me gostaría conocer a voçé!!,meu coraçáo,sería muito feliz!!.
    Voçé é ARTISTA, MAESTRA,voçé encina tecer a mí!!,seu blog é Maravilhoso,beijos y abraços do luz prá voçé.

    ResponderExcluir