TECELAGEM MANUAL - as aulas são no formato de oficina livre, ou seja, podem ser iniciadas em qualquer período. São oferecidos dois níveis, um básico e também o avançado. O fazer da tecelagem traz um princípio de ordenação e foco, é relaxante e amplia a capacidade criativa. Unindo técnica e desenvolvendo uma visão estética das tramas, bem como o uso das cores, pode-se tecer os mais variados tecidos, com peças tanto de uso pessoal, para moda e uso decorativo, e a tecelagem artística.

BORDADO ARTÍSTICO - a proposta é abordar os pontos mais diversos, desde os pontos tradicionais, que encontramos nos trabalhos das culturas de vários lugares, pontos que podem ser localizados especificamente como pontos do Brasil, pontos que sofreram transformações ao longo do tempo, ou que foram se desdobrando em formatos variados. O aprendizado é orientado no sentido de desenvolver a habilidade para a interpretação em cada etapa da construção, levando em conta os aspectos criativos de cada participante, por que assim é que podemos obter o resultado do que chamamos de bordado livre ou artístico.


AYSSÔ: palavra de origem Tupi Guarani, traduzida para a língua portuguesa como "belo, formoso, bonito".
(Bueno, Silveira. 1998 USP/SP)







sábado, 6 de novembro de 2010

Ainda um pouco mais sobre o Congresso de ARTETERAPIA

Atena: Várias foram as atribuições civilizadoras legadas a Atena. Teria sido
a deusa quem ensinara às mulheres gregas as técnicas de fiar, tecer e bordar.
Atena era uma exímia tecelã, tecendo os mais belos bordados do Olimpo.

(Botticcelli)

REENCONTRO COM ONEIDE DEPRET, A MITOLOGIA E AS DEUSAS!
Um prazer ver a apresentação de Oneide Depret sobre seu trabalho de vivências com o tema das deusas. Fez parte da Mesa Arteterapia e Jung, mediada por Marcia Bertelli Bottini, de Natal/RN.

"Tratou-se da apresentação da pesquisa realizada como estágio vinculado à obtenção do título de especialista em Arteterapia pela UNIP, sob supervisão e orientação da Profª Pós-doutora Patricia Pinna Bernardo. Retrata o processo arteterapêutico vivenciado por um grupo de mulheres de diferentes idades que teve como proposta a promoção do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal através da integração de relatos dos mitos das principais deusas gregas (Atená, Ártemis, Deméter, Perséfone, Hera, Afrodite e Héstia) com atividades expressivas correlacionadas a eles. Visa demonstrar que, partindo da interpretação simbólica dos mitos e da escolha dos recursos arteterapêuticos mais adequados para a ativação dos símbolos a eles associados, pode-se propor atividades expressivas que proporcionem a estimulação das qualidades por eles representadas e a conseqüente integração de conteúdos conscientes e inconscientes da psique, promovendo assim o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. No trabalho apresentado cada mulher enfocou uma das deusas, seu simbolismo, sua correspondência com vivências da mulher atual e realizou-se uma atividade expressiva correspondente e adequada ao tema. Esse trabalho vivencial vem sendo aplicado a outros grupos dentro do contexto preventivo e psicoterápico. " (Anais Cong. IX Arteterapia SP. 2010 pág. 226)

Oneide é Psicóloga e Arteterapeuta, desenvolve a linda e rica Oficina Terapêutica com base neste tema.
Vamos engrossar as fileiras para que possamos desfrutar e aprender com ela em 2011?
CONTATO: Arte & KAIRÓS - Oneide: fone (11) 9827 8010

Um comentário:

  1. As Deusas. Todas elas. Esse post me remeteu ao Tarô Mitológico e seu enfoque a nível psicológico... quem somos nós, como nos relacionamos com a mitologia e a partir dela como podemos melhorar a maneira de viver por dentro e por fora.

    Gostei do post.

    ResponderExcluir